BLOG

Estádio Décio Vitta

O Estádio Décio Vitta, também conhecido como Riobrancão, é um estádio brasileiro de futebol localizado na cidade de Americana, no estado de São Paulo. Foi inaugurado em 1977. A capacidade do Décio Vitta atualmente é de 16.300 espectadores.

Em 1954, o então Rio Branco Esporte Clube cedeu seu campo de futebol à Prefeitura Municipal de Americana, que construiu o Instituto de Educação Presidente Kennedy (Heitor Penteado). Em troca, o governo ofereceu dois novos terrenos ao clube: um na Vila São Domingos e outro na Vila Azenha. Naquele mesmo, o Tigre aceitou a área do São Domingos, de 50 mil metros quadrados, que foi doado por Antonio Zanaga, José Dante Zanaga e João Zanaga.

Em 1971, a construção do novo estádio começou, após o Rio Branco e a cidade de Americana entrarem em um acordo.

A construção terminou em 1977 e o estádio foi inaugurado oficialmente no dia 1º de maio daquele ano, com o nome de “Riobrancão”. O jogo inaugural foi disputado entre o Americana EC e o EC Taubaté, com vitória do time americanense por 2 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Niltinho (Nilton Libardi) do clube de Americana.

Em 1981, o então presidente do Rio Branco, Délcio Dollo, propôs rebatizar o estádio com o nome Décio Vitta. Entretanto, isto aconteceu somente em 1986.

O maior público já registrado no estádio foi no dia 9 de março de 1993, quando 19.173 pessoas assistiram a vitória do Rio Branco sobre o São Paulo por 1 a 0.
A partir de 2009, o estádio passou por um regime de comodato com a Prefeitura Municipal de Americana, ou seja, o Rio Branco cedeu a administração do seu campo para o órgão público por 30 anos.

Em 2010, o Estádio passou por uma reforma considerável para se adequar às normas da Federação Paulista de Futebol.

Em 10 de outubro de 2016, o prefeito de Americana, Omar Najar, encaminhou a rescisão do contrato de comodato e a devolução do Décio Vitta ao Rio Branco. Oficialmente, o estádio deixou de ter a sua administração municipalizada em 1 de maio de 2017, voltando a ser uma praça de cunho integralmente particular.

O estádio já serviu de “casa” para o antigo Americana Esporte Clube (da inauguração até a incorporação com o Rio Branco em 1979) e para o Rio Branco Esporte Clube (de 1979 até os dias atuais).

Venha conhecer o decorado do Torres de Americana, localizado na Avenida Carmine Feola, 880, São Domingos em Americana, SP.

Torres de Americana •  Apartamento em Americana com 2 Dorms.

Stand de Vendas e Decorado:

Av. Carmine Feola, 880
São Domingos em Americana

Empreendimento:

Rua Wady Bufarah, 81
São Domingos em Americana

Entre em contato

Entre em Contato